Assinatura RSS

Etapas do projeto

Etapa 1: Atividades Pré-Olímpicas. Nesta primeira fase, a ser realizada nas escolas, cada professor de Filosofia interessado propõe atividades didáticas, a partir do tema geral do evento, e as desenvolve com seus alunos. O formato dessas atividades é livre (podendo incluir atividades dialógicas em forma de Comunidade de Investigação, oficina, teatro, poesia, desenho, entre outras). A única exigência é que a investigação e a reflexão filosóficas norteiem as diferentes propostas. Caberá ainda ao professor-coordenador das Atividades Pré-Olímpicas selecionar os alunos que participarão das Atividades Olímpicas.

Etapa 2. Atividades Olímpicas. Esta segunda e última fase consiste na apresentação e divulgação das Atividades Pré-Olímpicas. Não se pretende, como o nome do evento poderia erroneamente sugerir, nenhum tipo de competição. A ideia é acolher em um mesmo espaço diferentes propostas, fomentando a colaboração, a troca de experiências, a interlocução, o diálogo investigativo, de modo que novos processos filosóficos criativos sejam construídos.

As Atividades Olímpicas serão promovidas e organizadas pela Coordenação da I Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo e consistirão em:

a) Exposição e/ou apresentação de trabalhos artístico-filosóficos selecionados. Esta modalidade consiste em na apresentação, durante o evento, de peças teatrais, poesia, desenhos, vídeos, fotografia, exposições, música, dentre outras formas de expressão artística. Os trabalhos apresentados devem incidir sobre o tema geral da Olimpíada. As peças teatrais deverão ter a duração máxima de 15 minutos. Os vídeos deverão ter a duração máxima de 5 (cinco) minutos. Pinturas, desenhos, fotografias e outros serão expostos em murais durante a Atividade Olímpica sob a responsabilidade do professor proponente. Os trabalhos selecionados para apresentação deverão estimular o diálogo filosófico.

b) Debates e Produção Textual. 1. Realização, durante o evento, de diálogo filosófico em forma de Comunidade de Investigação, com base no tema geral da Olimpíada. 2. Produção de texto coletivo, pelos estudantes, com base na ação precedente e sobre o tema geral da Olimpíada, no decorrer das Atividades Olímpicas.

As escolas serão responsáveis pela seleção dos estudantes que a representarão.

Anúncios

»

  1. boa tarde
    sou uma aluna do interior de sao paulo e irei participar da olimpiada , e queria saber
    em que universidade sera realizada a olimpiada?

    Responder
  2. Excelente ideia, o que precisa agora é levantar as mangar e ir à luta, na realidade atual, é muito importante o ensino da Filosofia, o ajudar a pensar, e tentar descobrir como realmente somos e o como a Filosofia poderia melhorar nossas vidas

    Responder
  3. Muito bom o projeto – sou licenciado em filosofia mas ainda nao leciono, pretendo participar!

    Responder
  4. ola! primeiramente parabens pelo excelente projeto! gostaria de participar com duas escolas, uma publica e outra particular, isso é possivel?

    Responder
  5. Bom sobre a olimpiada de filosofia adorei… nosso trabalho do charles de gaulle ficou espetacular eu amei ter dado minha opinião e sendo a ultima apresentação debatendo sobre varios assuntos comuns e tão bons. Gostaria de barticipar smepre que poder e se alguem tiver um site email ou facebook gostaria de ter contato com esse povo nota 10…

    Responder
  6. adore! foi muito legal espero ir mais vezes ! parabens para voceis e para todas as escolas

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: