Assinatura RSS

As olimpíadas

As Olimpíadas de Filosofia nasceram da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento das diferenças, as Olimpíadas pretendem convocar alunos para um exercício de investigação solidária, num clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A idéia é de que a partir da proposta, processos filosóficos criativos sejam construídos através da interlocução, interação e participação autônoma dos ‘colaboradores’. Com a obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio no Brasil, as Olimpíadas podem se constituir em um pólo agregador de interesses de alunos e professores, fortalecendo e contribuindo com os objetivos pelos quais o Ministério de Educação introduziu a Filosofia no Ensino Médio.

Desta forma, a I Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo pretende promover este encontro de professores e alunos de diversas escolas.

HISTÓRICO:

O movimento olímpico em Filosofia já tem mais de uma década. Em 1995, a Unesco, no marco do programa “Filosofia e Democracia no Mundo”, recomendou promover as Olimpíadas de Filosofia, tanto em nível nacional como internacional, a fim de estimular o interesse dos jovens por essa disciplina. Na América Latina realizam-se Olimpíadas de Filosofia em diversos países, como na Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia. No Brasil, as Olimpíadas de Filosofia do Rio Grande do Sul (http://www.olimpiadadefilosofia.org/) terão a sua quarta edição em 2011. Ano em que o Estado de São Paulo passará a sediar também o movimento olímpico filosófico, o qual será realizado na Universidade Federal do ABC e terá como tema geral: “O mundo é admirável!? O que nos torna plenamente humanos?”.

»

  1. Joao R. Santos

    Esta olimpiadas de Filosofia dara a chance de difundir melhor a disciplina de Filosofia, alem de esvazia – la de possiveis preconceitos que sao cometidos no dia a dia de uma sociedade que caminha ferozmente para o materialismo absoluto.

    Responder
  2. joao batista de souza maia

    ótima iniciativa !!!!parabens!!!

    Responder
  3. Sou simplesmente encantada pela filosofia. E professora da rede pública, da Escola Rubens Pietraróia, de Lençóis Paulista. Adorei a ideia da Olimpíada. Parabéns pela iniciativa!!

    Sucesso a todos nós!!

    Fátima

    Responder
  4. Luís Fernandes de Jesus

    É um evento importante de divulgação desta área de conhecimento que é ignorada por muitos, por desconhecer o trabalho realizdo pelos profesores desta brilhante área.
    Desejo sucesso!

    Responder
  5. mais um passo no caminho da valorização da Filosofia!!

    Responder
  6. adorei a iniciativa….promover esses temas é incentivar a criatividade de todos////

    Responder
  7. Ótimo, volto comentar

    Responder
  8. Ótima iniciativa, principalmente por não se caracterizar como competição, motivo pelo qual despertou interesse dos alunos e dos professores de filosofia da Escola Charles de Gaulle

    Responder
  9. A dúvida está em convocar os alunos do Ensino Fundamental, já que os mesmos não possuem esta disciplina na grade curricular.

    Responder
  10. Bom dia,

    Meu nome é Célia e sou professora de filosofia, antes de solicitar a minha inscrição gostaria de obter algumas informações extras:

    Eu (professora) e meus alunos obteremos certificado ou declaração de apresentação-oral do evento?

    Na inscrição é preciso pagar alguma taxa?

    O espaço possui aonde ocorrerá o evento há: datashow e computador ou é necessário solicitar com antecedência?

    obrigada pela a atenção dispensada
    Professora Célia

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: